Educafrica e EDP de mãos dadas em Moçambique
A Educafrica viu aprovada a sua candidatura ao Fundo A2E da EDP, 9 entre 158 candidaturas de todo o mundo.
Educafrica e EDP de mãos dadas em Moçambique
Na Ilha de Mbenguelene vivem 160 famílias isoladas e sem eletricidade, onde 80 crianças aprendem debaixo de mangueiras e há um elevado nível de absentismo dos professores, pelo facto de não terem um local para viver durante o ano escolar. Pretendemos mudar esta realidade, fornecendo energia limpa às novas instalações escolares e à casa dos professores, permitindo que os estudantes melhorem a sua educação e os seus professores tenham condições de vida dignas, com iluminação em casa, uma bomba de água ou um frigorífico.
Bombas de água serão instaladas nos poços existentes e as hortas comunitárias serão dotadas de um sistema de rega gota-a-gota, aumentando a sua produção. As mulheres da ilha terão máquinas de costura alimentadas por energia solar para criação de micronegócio. Tudo alicerçado por formação em manutenção de equipamentos, empreendedorismo, agro floresta e agricultura sintrópica.
Estes são os objetivos de um desafio enorme, mas que conseguiremos concretizar graças aos parceiros Cooperativa Repensar e Lipor.